Terceirização de frotas cresce em cenário de redução de custos - Maestro Frotas




Terceirização de frotas cresce em cenário de redução de custos

Por Seminovos.org 

De acordo com estudo recente da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), a frota do setor de locação cresceu 7,51% em 2011, e o faturamento cresceu 11%, sendo que a maior parte dos locatários está no setor de serviços e na indústria.

Muitas empresas brasileiras estão intensificando medidas de redução de custos diante do cenário de incertezas da economia no Brasil e no mundo. Nesse sentido, a terceirização de frotas corporativas de automóveis tem se acentuado como alternativa para a diminuição de gastos, além de maior eficiência logística. A tendência é constatada pela Maestro, uma das empresas líderes do mercado de locação de frotas corporativas do País.

Alguns fatores, como o aumento no custo de manutenção dos veículos têm onerado a operação de frotas próprias e estimulado a terceirização, além da necessidade crescente de concentrar os esforços e a atenção no próprio negócio, sem ter que se preocupar com todos os encargos e problemas relativos à frota, observa Fábio Lewkowicz, presidente da Maestro.

Na área corporativa, o custo da terceirização de frotas inclusive baixou, tornando a locação ainda mais acessível e favorecendo a tendência à terceirização. Enquanto algumas empresas optam por medidas radicais de redução de custos, outras estão percebendo que a boa gestão da logística é capaz de influenciar muito positivamente nos gastos, além de garantir maior eficiência à operação dessa área, acrescenta Fabio Lewkowicz.

Em algumas empresas, segundo ele, os custos com logística superam até mesmo os custos fabris, dependendo da área geográfica de atuação de clientes e fornecedores. Daí a necessidade de se garantir o máximo de eficiência e racionalização de recursos.

As locadoras de veículos, por terem frota numerosa, fazem melhores negociações com prestadores de serviços (concessionárias e oficinas), e este é um dos motivos pelos quais conseguem diminuir custos com manutenção. Além disso, negociações com companhias de seguro também são otimizadas, pois o alto volume pulveriza riscos (sinistralidade) e existe grande diversificação de setores e regiões. Outro benefício da terceirização de frotas são as equipes especializadas que gerem os automóveis com mais agilidade e com dedicação exclusiva a esta atividade.

Link da matéria: Seminovos

Maestro Frotas